Um Caso de PBL Suportado pelo Moodle no Ensino de Enfermagem

Giovanni Ferreira de Farias, Lúcia Nazareth Amante, Fernando José Spanhol, Marcio Vieira de Souza, Juliana Balbinot Reis

Resumo

Este relato de experiência mostra os resultados e reflexões obtidos da aplicação da metodologia Problem Based Learning (PBL) em uma disciplina de graduação em Enfermagem, na Universidade Federal de Santa Catarina. Uma turma foi dividida em dois grupos no estudo de um tópico de uma disciplina. Um destes grupos foi submetido à metodologia PBL, com trabalho em equipe, e o outro seguiu a metodologia tradicional, com aulas expositivas e estudo em duplas, sem o apoio tecnológico do Moodle. O processo foi suportado por um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle, para facilitar distribuição de conteúdo, comunicação virtual e avaliação por pares. Os resultados mostraram a eficácia do PBL no processo de aprendizagem e na motivação discente, enquanto revelaram algumas limitações do Moodle na mediação tecnológica.

Disponível em: link

DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79188

RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação ISSN 1679-1916

 

Translate »