WEBINAR

O webinar consiste em uma aula, seminário ou conferência online que é transmitida para um público-alvo específico, no formato de vídeo. Ele pode acontecer tanto a partir da disponibilização de conteúdos gravados como, também, pode ser transmitido ao vivo.

O termo webinar tem origem inglesa e significa “web based seminar”. Ou seja, é um seminário realizado via web. Por isso, o webinário, como também é chamado esse tipo de evento, remete à junção das palavras “web” e “seminário”.

Nesse contexto, webinar é definido como seminário, ou até mesmo, apresentação que ocorre na Internet. Essa definição de webinar é verdadeira, todavia, um webinar é mais do que isso. Esses seminários online proporcionam a capacidade de interagir, discutir, enviar e receber informações em tempo real.

Neste formato, os seminários online potencializam a oferta de um espaço dinâmico e interativo para os seus participantes, em que é possível fazer perguntas, responder pesquisas e conhecer os seus palestrantes, ou anfitriões, em nível pessoal. Quando desenvolvido corretamente, o webinar se torna uma tática poderosa para dinamizar o fluxo de comunicação em sua rede.

Tipos de Webinar

laptop-2567809_1920

Um webinar ao vivo é um seminário que acontece online, em tempo real. Sua organização permite que os participantes possam estar em uma sala virtual para assistir e ouvir a apresentação.
Isso significa interação em tempo real. O webinar permite que participantes, que se encontram em diferentes locais, vejam e ouçam quais informações o apresentador está fornecendo. Esses participantes podem interagir o tempo todo enviando mensagens instantâneas, respondendo pesquisas e votando, compartilhando uma tela ou um quadro branco de anotações, e, assim, simultaneamente, se envolvendo com as várias ferramentas possíveis de uma videoconferência.

Simplificando, webinar automatizado é um tipo de webinar pré-gravado e simulado ao vivo que poder ser hospedado a qualquer momento e com o mínimo de recursos.

Isso significa que, quando carregado, esse webinar começará automaticamente no horário agendado, podendo ser definido com antecedência.  Então, o tempo é maximizado, sendo oportuno para criar o webinar perfeito antes da decisão de transmiti-lo para a sua rede. Assim, é possível editar as melhores versões até obter a versão perfeita.

Esse tipo é fortemente recomendado para os eventos que contam com mais de uma palestra na programação. Principalmente, para aqueles que têm várias atividades online acontecendo ao longo do dia. Essa é a melhor opção para aqueles eventos complexos com muitas atividades.

No entanto, ele vale também para os eventos que contam com poucas ou apenas uma palestra, ou seja, o webinar pré-gravado serve para todos os organizadores que querem garantir uma transmissão mais segura e de melhor qualidade aos participantes.

A modalidade de transmissão pré-gravada diminui consideravelmente as chances de ocorrerem erros e sustos de transmissão no dia do evento, já que o organizador terá todo o material gravado, editado e verificado antes de disponibilizá-lo aos participantes.

Desse modo, com o seminário online automatizado, não se corre o risco de perder a conexão no meio de uma palestra, prejudicando todo o conteúdo, bem como não se altera a dinâmica da programação do evento que têm horários a cumprir.

A mesa-redonda é um tipo de evento que tem o objetivo de promover um debate de qualidade, levantando questionamentos acerca de um tema. 

Ela reúne, em um semicírculo, especialistas, pesquisadores e/ou acadêmicos. Cada um deles possui tempo pré-determinado para se apresentar.  

Para mediar tal discussão, há a presença de um moderador que, logicamente, deve ter conhecimento sobre o tema em pauta. 

Esse moderador vai ser o responsável por conduzir perguntas, “provocar” o debate para que este ocorra de maneira intrigante, além de controlar tempo de fala de cada integrante da mesa-redonda. 

As mesas-redondas são excelentes para os participantes que desejam conhecer diferentes pontos de vista acerca de um mesmo assunto. Assim, conseguem desenvolver melhor seu pensamento crítico sobre o tema em discussão.

As mesas-redondas acontecem tanto como eventos únicos como também integram a programação de eventos maiores, a exemplo de congressos, simpósios e seminários. Essa última opção costuma ser a mais recorrente.

Em breve algo sobre

Elementos de um Webinar

pexels-photo-607812

a) Um dispositivo. Qualquer webinar deve ser executado com a ajuda de um dispositivo como um PC, um Mac ou um dispositivo móvel Android / iOS. No entanto, para evitar erros durante uma transmissão o ideal seria um computador conectado diretamente via cabo na rede de internet.
b) Fones de ouvido. Apesar do uso não ser essencial, esse item pode evitar microfonias e eco durante uma transmissão.
c) Microfone. Você pode confiar nos microfones embutidos no seu laptop ou computador de mesa ou usar microfones externos. Para obter o melhor desempenho de áudio, você deve fazer um teste antes do seu equipamento de áudio.
d) Um cabo de força. Independentemente do dispositivo que você está usando para um webinar, você precisa garantir que a reunião não seja interrompida devido à falta de energia.
e) conexão de rede. A conexão de rede desempenha um papel crítico na hospedagem / ingresso em um webinar. Quanto mais estável e rápida a conexão de rede, mais comunicação pode ser alcançada e garantida.

a) O anfitrião  ou o host do webinar é o usuário em que vai guiar a apresentação, ele pode ter permissões completas para gerenciar o webinar, como os membros do painel, os apresentadores e os participantes e todas as suas configurações.
b) Moderadores. .
c) Os apresentadores. O apresentador é uma pessoa que apresenta o conteúdo e transmite as informações em um evento virtual específico.
d) Os participantes. Eles podem interagir com o host e os membros do painel por meio de bate-papo ou perguntas e respostas, desde que a plataforma de webinar escolhida seja compatível.

A escolha das ferramentas deve ser feita logo  após a decisão do tipo de Webinar que se deseja fazer, uma vez que pode ser adotado diferentes estratégias para cada tipo de evento.

No entanto entre algumas ferramentas podemos citar:

a) Plataforma para cadastro de evento. 

b) Plataforma para Webconferencia

c) Plataforma de Stream

Ao longo do texto serão apresentadas ferramentas para cada tipo citados a cima.

Não importa o quão bom seja o software do webinar usado, se o conteúdo que você preparar for seco e sem graça, ele ainda não será um sucesso.

Este é um ramo do aprendizado – você deve saber quem participaria e depois fornecer as informações que eles desejam.

É bom que você possa se divertir ao longo do caminho, mas o que é realmente vital é fornecer informações valiosas que as pessoas desejam e transformá-las em seu conteúdo de webinar.

1. Faça uma lista com os conteúdos necessários e que serão objeto da videoconferência. É fundamental conhecer minimamente o perfil do público participante, a fim de adaptar a linguagem e manter o interesse em alta.
2. Pense no perfil do público participante e adeque as formas de interação e linguagem, a fim de manter constante o interesse com atitudes diferenciadas.
3. Escolha um formato para seus conteúdos. A padronização visual, limpa, clara, com mensagens curtas são as ideais. Não é necessário disponibilizar toda informação em uma apresentação, mas sim pontos de apoios para a sua narrativa do
conteúdo.
4. Defina os tempos de apresentação e debates. Como as interrupções são menores, o tempo pode demorar mais para passar, ou seja, as interações por videoconferência tendem a disponibilizar mais conteúdos, portanto, atenção nesse aspecto.
5. Utilize materiais de apoio. Os materiais de apoio são elementos importantes para a fixação do conhecimento passado e propiciam o engajamento dos participantes. a.Lembre-se da objetividade, materiais como slides com textos em excesso podem desviar a atenção dos participantes.
6. Escute os participantes. Ouvir as contribuições e estimular a participação de todos, podem sobremaneira ajudar na melhoria do processo.

Uma comunicação eficiente torna a transmissão pré-gravada nos eventos muito mais atrativa. Para que se dê a impressão de que o conteúdo está sendo passado exatamente naquele momento para o público, aproximando a relação palestrante-participante, alguns cuidados são essenciais. 

  • Gravar e enviar o material com antecedência à organização
  • Gravar o conteúdo preferencialmente no mesmo horário da palestra
  • Utilizar um vestuário condizente com o tipo do evento
  • Falar olhando para a câmera
  • Tomar cuidado com a ambientação do local onde irá gravar: Está bagunçado? Há muita informação? Transmite credibilidade? A iluminação está boa
  • Simular que está no dia do evento, cumprimentar o público dando bom dia, boa tarde ou boa noite (conforme o horário da palestra)
  • Citar o nome do evento durante a gravação da palestra online a fim de garantir que o conteúdo seja exclusivo para o evento
  • Utilizar os verbos no presente para dar a ideia de que o palestrante está, naquele momento, no palco do evento
  • Respeitar o tempo de apresentação estipulado pela organização
  • Despedir-se dos participantes ao final da apresentação

Em breve um texto melhor explicando sobre:

  • definir nome das lives
  • definir layouts de divulgação
  • definir overlays

Ferramentas para Cadastro de evento

brown-wooden-door-with-black-steel-door-3652799

Receber inscrições online é indispensável para atrair mais pessoas e se conectar com elas. Para início, o organizador de eventos tem que ter disponível um canal de inscrição online, para que o participantes possam acessar, inscrever-se e também obter mais informações sobre o evento.

Existem diversas plataformas que fazem o gerenciamento de inscrições de evento, vamos listar algumas possibilidades abaixo.

 

Além de ser uma plataforma para gerenciar eventos agora ela também conta com organização de eventos especificamente online como apresentado nesse link.

A Sympla é uma plataforma que conecta pessoas a experiências únicas, desde o momento de descoberta à realização do evento. Através da tecnologia, possibilitamos que organizadores possam criar, organizar, gerir e divulgar eventos, proporcionando ao participante uma pluralidade de opções para escolher o que quiser viver. Líder de mercado, com o maior número de eventos do Brasil, a Sympla é para todo tipo de evento e de público, em qualquer lugar do país.

Com tecnologia e liberdade, o produtor de eventos pode criar uma página personalizada, ter um controle inteligente de seus participantes, vender ingressos físicos e online, realizar check-in dos participantes com nosso aplicativo e muito mais.

Aproveite para ver como usar a ferramenta no link

Valores: eventos gratuitos não são cobradas taxas.

A Eventbrite é uma plataforma global de ingressos de autoatendimento para experiências ao vivo que permite a qualquer pessoa criar, compartilhar, encontrar e participar de eventos que alimentam suas paixões e enriquecem suas vidas. De festivais de música, maratonas, conferências, manifestações comunitárias e angariação de fundos a competições de jogos e concursos de guitarra aérea. Nossa missão é aproximar o mundo através de experiências ao vivo.

Saiba como usar pelo link

No marketing digital, uma página de destino é uma página da web independente, criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. É onde um visitante “aterra” depois de clicar em um link em um email ou em anúncios do Google, Bing, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter ou lugares semelhantes na Web.

Ao contrário das páginas da web, que geralmente têm muitos objetivos e incentivam a exploração, as páginas de destino são projetadas com um único foco ou objetivo , conhecido como call to action (ou CTA, abreviado).

Ferramentas Streaming

camera-event-live-settings-66134

Para transmitir ao vivo para redes sociais como Facebook, LinkedIn , YouTube ou Instagram você precisará de um plataforma de stream. Isso fará com que o seu vídeo e áudio seja transmitido para a rede social que, por sua vez, transmitirá para o seu público.

Muitas das principais redes sociais que possuem a modalidade de “vídeo ao vivo”, como o Facebook, YouTube e Instagram, já possuem esse recurso embutido.

No entanto, existem ferramentas que servem como um intermediário entre o transmissor do evento e a rede social, elas possuem enormes vantagens e recursos extras. Como por exemplo,  transmitir seções de web conferencia, personalizar Layouts e outras coisas

Essas ferramentas são chamadas de vários nomes sofisticados, como “Streaming enconder” e “ferramentas de Streaming“.

Em um nível básico, eles pegam seu vídeo (por exemplo, sua câmera ou um vídeo pré-gravado) e o transmitem ao seu destino. É um processo bastante intenso e você precisará de um computador ou telefone razoavelmente poderoso para fazer isso.

Para isso essas outras ferramentas utilizam uma espécie de protocolo chamado de RTMPs. Isso significa Protocolo de mensagens em tempo real. 

Com o RTMP, você precisará de um link especial (ou URL de fluxo) e uma chave (a chave de fluxo). Isso permite que sua ferramenta se conecte ao servidor da plataforma e envie as informações.

Ao usar o RTMP, você está apenas enviando seu fluxo para a plataforma. Eles não sabem quem você é e a ferramenta não consegue obter informações como comentários da plataforma. A ferramenta não pode criar a postagem de vídeo ao vivo. Portanto, você precisará criá-la manualmente na plataforma. Além disso, lembre-se de que nem todas as plataformas de vídeo ao vivo permitem a conexão via RTMP (como o LinkedIn Live).

Então vamos conhecer algumas ferramentas de Streaming

O que é:

Vantagens:

Desvantagens:

Valor: gratuíto

O que é:

Vantagens:

Desvantagens:

Valor: versão gratuita é limitada

O que é:

Vantagens:

Desvantagens:

Valor: versão gratuita é limitada

O que é:

Vantagens:

Desvantagens:

Valor: gratuito para as Universidades Federais

O que é:

Vantagens:

Desvantagens:

Valor: opensource

Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona

Ferramentas de WebConferência

Uma WebConferencia é isso e isso isso e isso e isso e maisloren ipsoin e shajhsahjdaisloren ipsoin e shajhsahjdaisloren ipsoin e shajhsahjd

Ela normalmente é usada para isso e isso. aisloren ipsoin e shajhsahjdaisloren ipsoin e shajhsahjdaisloren ipsoin e shajhsahjdaisloren ipsoin e shajhsahjd

Por meio de ferramentas de streaming é possível transmitir apresentações, reuniões e debates que são feitos nas webconferencias.

O que é:

Vantagens:

Desvantagens:

Valor: gratuito para as Universidades Federais

O que é:

Vantagens:

Desvantagens:

Valor: opensource

O que é:

Vantagens:

Desvantagens:

Valor: versão gratuita é limitada

O que é:

Vantagens:

Desvantagens:

Valor: versão gratuita é limitada

Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona

Ferramentas para interação online

crop-african-american-student-studying-craters-of-moon-on-3825569

A interação online entre professores e alunos é o tipo mais importante de interação. Uma alternância frequente e saudável ajuda os alunos a sentir uma conexão maior com o meio ambiente e leva a uma melhor retenção e envolvimento. Um melhor engajamento é importante, pois leva a expectativas claras para professores e alunos, discussão interessante, apoio e incentivo necessários e feedback instrutivo.

Por meio das ferramentas, os moderadores podem receber perguntas e encaminhar para os palestrantes.

Crie apresentações e reuniões interativas, onde quer que esteja

Obtenha informações em tempo real de equipes remotas e alunos on-line com pesquisas ao vivo, questionários, nuvens de palavras, perguntas e respostas e muito mais. Conheça agora a plataforma: link

Como funciona: link

Como utilizar o Kahoot: link

Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona

Ferramentas de Design

white-paper-1111367 (1)

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Conteúdo da sanfona
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona

Ferramentas de Edição de Vídeo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
layout-live-enquadramento-01layout-live-enquadramento-02
Translate »