Investigações e pesquisas sobre mídias e tecnologias na educação, podem representar um papel significativo na compreensão e enfrentamento de situações complexas e inovadoras, na sociedade atual. Discutir e refletir sobre estas questões, no contexto educacional, possibilita criar situações alternativas e multirreferenciais em relação ao aperfeiçoamento permanente de professores, vislumbrando possibilidades e configurações possíveis a serem desenvolvidos com aprendizes, independentemente do nível de escolaridade. Assim, neste trabalho, apresentamos investigações novas e inovadoras, a respeito de frentes e cenários possíveis de ambientação de aprendizagens tecnológicas, com o objetivo principal de socializar pesquisas sobre as mídias e tecnologias, além de seus efeitos educacionais, em diversos contextos de aprendizagem, refletidas em diferentes níveis de ensino e da pesquisa. Assim, procura-se abarcar diferentes percepções e compreensões pelos atores e participantes dos estudos aqui apresentados, através de um esforço conjunto de produção e disseminação do conhecimento, englobando redes de comunicação e pesquisa, a nível nacional e internacional. Entendemos que este trabalho coletivo, realizado com apoio destas redes, fornece elementos importantes para pensar em contribuições e soluções, para os muitos desafios que encontramos no cenário atual, de nossa sociedade, em especial aos educadores e estudantes, nos próximos anos.

Organizadores:

  • Márcio Vieira de SouzaUniversidade Federal de Santa Catarina
  • José Ricardo e Souza MafraUniversidade Federal do Oeste do Pará

Palavras-chave: 

Educação, Mídias, Tecnologias Educacionais

Disponível também no Link

Translate »