OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0

Dafne Alarcon, Luziana Quadros Rosa, Robson Santos da Silva, Felipe de Matos Müller, Márcio Vieira de Souza

Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a inovação entre os conceitos de Educação em Rede e Indústria 4.0, a fim de identificar as tendências emergenciais de aprendizagem industrial, além de discutir o papel da informação de conhecimento e da interdisciplinaridade curricular para a formação de competências digitais . Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases científicas do Portal de Periódicos da Capes, SciElo e Scopus entre os anos de 2011 e 2018. Os resultados apontam para os principais impulsos pedagógicos e tecnológicos, que são: (1) Internet das Coisas (IoT), (2) Laboratórios remotos de robótica ou espaços de experimentação e aprendizagem e; (3) Laboratórios de experimentação e inovação, denominados FAB-LAB.

ALARCON, Dafne et al. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, sep. 2018. ISSN 2318-5376.  <link>.

Translate »