Educação Fora da Caixa: Tendência para Educação no Século XXI – Volume 3

Sistematizações, experiências e práticas sobre a inovação na educação.

A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, desenvolve ações voltadas para a inovação, tanto com foco no ensino quanto na pesquisa e extensão. Estas ações têm impactado as mais diversas áreas e, em especial a educação. Diálogos, reflexões e discussões com vistas à inovação e seus impactos no sistema educacional têm sido realizados com apoio de vários setores do Estado, mercado e sociedade civil. Um reflexo desse movimento por uma educação inovadora tem em Santa Catarina se concretizado como uma rede em construção tecida em vários formatos: eventos, como o Encontro Nacional de Inovação na Educação, ou ainda por meio de publicações de livros, vídeos e sites que tratam do assunto. Não apenas com foco na academia, os grupos de pesquisa “Mídia e Conhecimento” e “VIA Estação Conhecimento”, aproximam atores do ecossistema de educação, movimentando a integração das hélices e reforçando os papéis e interesses do governo, academia e empresas. No intuito de compartilhar o conhecimento e dialogar com todas as partes interessadas, este terceiro livro faz parte de uma coleção que apresenta as perspectivas sobre a inovação na educação. O pensar “Fora da Caixa” continua sendo tema de estudos e intervenções práticas do movimento “mão na massa” pela educação. Esse livro é reflexo de uma educação em rede que vislumbramos através das ações do movimento Maker, dos desafios da inserção das TICs na educação, das inovações metodológicas e técnicas realizadas pensando o livro como algo vivo, vendo a educação como algo prazeroso, como por exemplo, o uso de jogos na educação, como a utilização criativa do vídeo na educação, pensando a sala de aula como algo diferente inclusive ergonomicamente e em sua arquitetura e pensando também os espaços virtuais da educação como fundamentais e estratégicos. Este terceiro livro e esta coleção são uma oportunidade para refletir sobre os rumos tomados pela educação e seus desafios, acompanhar as iniciativas realizadas pelos grupos interdisciplinares, que assinam cada um dos estudos, e agir em prol da efetiva inserção da inovação na educação.

Organizadores: Clarissa Stefani Teixeira e Marcio Vieira de Souza

Disponível em: Link

Translate »