Uma experiência ótima: o Flow na sala de aula

Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes
Instituto Federal Catarinense
Cleverson Tabajara Vianna
Fernando Alvaro Ostuni Gauthier
Márcio Vieira de Souza

Resumo
Flow é o sentido amplo de estar bem consigo, geralmente aplicável no contexto das artes, nos esportes e em jogos. Sendo possível o estado de Flow em sala de aula, pergunta-se quais fatores o tornam possível? Este artigo indo adiante das metodologias convencionais de preparação de aulas, volta-se para verificar como a Teoria do Flow contribui para uma experiência ótima no aprendizado. O objetivo deste artigo é destacar a Teoria do fluxo de Mihaly, dialogando com os autores e com novos conceitos, como Blended Learning, Ubiquituous Learning and Gamification e através da aplicação de um survey, evidenciar as características que os estudantes apresentam quando estão em aulas que gostam. Além da pesquisa bibliográfica, aplicou-se um Survey aos estudantes do curso técnico (15-17 anos). Como resultados da pesquisa, observou-se que o envolvimento e a imersão são essenciais para uma experiência de aprendizagem relevante. É possível o estado de flow durante as atividades de aprendizado em sala de aula em suas várias características, Ubiquituous Learning and Gamification.

NUNES, Lucyene Lopes da Silva Todesco et al. Uma experiência ótima: o Flow na sala de aula. SUCEG – Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 380-396, dec. 2017.

Disponível em: <link>

Translate »