O uso das Metodologias Ativas na Educação

Ana Elisa Pillon, Márcio Vieira de Souza, Araci Hack Catapan

Resumo
A educação acompanha a evolução da sociedade, que, na atualidade, é denominada “do conhecimento”, enfatizando a simbiose entre tais temas. Seu histórico, iniciado por um processo de endoculturação, vislumbra a Educação a Distância como modalidade de ensino com maior índice de crescimento e, atualmente, busca aprimorar suas ações ao utilizar as mais variadas técnicas pedagógicas. A partir desta discussão, o objetivo deste estudo é abordar a temática metodologias ativas observando sua inserção na educação como auxiliar no processo de construção de autonomia dos estudantes na sua busca pelo conhecimento. Para atender a este objetivo, trabalhou-se a partir de uma busca exploratória-descritiva da literatura, na qual o resultado foi analisado por meio da abordagem qualitativa. Estes procedimentos metodológicos permitiram identificar que o tema metodologias ativas vêm sendo debatido, porém pode-se inferir que há a necessidade de novos trabalhos teórico-práticos que reforcem a importância do assunto para que a educação possa acompanhar a evolução da sociedade atual.

DOI: https://doi.org/10.18624/e-tech.v12i1

Disponível em: <link>

Translate »