Fatores Influenciadores na Implantação em Larga Escala dos Tablets Educacionais no Brasil

Giovanni Ferreira de Farias, Fernando José Spanhol

Resumo

Várias iniciativas de implantação de tablets educacionais em larga escala aconteceram nos últimos dez anos, e junto vieram muitos problemas de implantação, levando inclusive à suspensão ou cancelamento das iniciativas. No Brasil, onde foi anunciada a implantação de 600.000 tablets educacionais, vários estudos de caso trataram do assunto, porém enfocando principalmente o contexto da sala de aula. A pesquisa aqui relatada, por outro lado, enfoca especificamente a implantação em larga escala dos tablets educacionais no Brasil. Usando em Grounded Theory, esta pesquisa identificou dezesseis fatores preponderantes neste tipo de implantação a partir de relatos de quem acompanhou o processo em dezenas de escolas de diferentes regiões do país. O resultado foi o modelo de implantação MILETE (Modelo de Implantação em Larga Escala de Tablets Educacionais), o qual pode nortear gestores educacionais em processos de implantação semelhantes.

 

Disponível em: link

DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70672

RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação ISSN 1679-1916

 

 

Translate »