Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária

Coleção Mídia, Educação, Inovação e Conhecimento – Volume 1

Este livro é fruto de cerca de cinco anos de atuação acadêmica do Grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq e do Laboratório de Mídia e Conhecimento (LabMídia) no campus de Araranguá da mesma universidade e seus parceiros. Entre estes parceiros cabe destacar o Laboratório de Educação da Distância (LED) do Programa de Pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC e o Laboratório de Educação Inclusiva (LEdi) da UDESC. Este trabalho resgata, sistematiza e reflete sobre conceitos e projetos de extensão e pesquisa em mídias digitais, redes
sociais e educação em rede realizados pelo grupo. Tudo isto dentro de um contexto de mídia, educação, inovação e conhecimento, título desta coleção que este trabalho tem o orgulho de inaugurar. Também faz parte deste contexto e fruto do trabalho do grupo de pesquisa, o projeto de especialização aprovado e realizado via participação em seleção no edital nacional do Ministério da Justiça (SENASP). Este projeto viabilizou o curso de pós-graduação de Tecnologia de Informação e Comunicação aplicadas a Segurança Pública e Direitos Humanos. A conclusão da primeira edição deste curso terá como parte de seu resultado um segundo
livro desta coleção. Outra contribuição importante do LabMídia e do grupo de pesquisa foi, junto com outros laboratórios e grupos de pesquisadores/professores sediados no campus de Araranguá, a criação do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTICUFSC) lançando assim o primeiro mestrado do Campus de Araranguá.

O Laboratório de Mídia e Conhecimento (LabMídia), estruturado em 2010, surgiu para alicerçar ações de fomento à produção midiática do Campus visando o aprimoramento das atividades acadêmicas através da utilização e aplicação de ferramentas de EaD, apoiando a melhoria dos recursos pedagógicos das disciplinas de EaD presentes no currículo dos cursos de graduação. Sua atuação teve início a partir do projeto Rádio Web UFSC – Araranguá como elemento de inclusão sócio digital e projetos de apoio a EaD.

Um contexto de maior abrangência definiu as ações do Laboratório a partir das linhas ditadas pelo projeto e por recursos humanos para utilização das ferramentas de EaD do Laboratório de Mídia e Conhecimento do Campus Araranguá, com o objetivo de formar, apoiado pela alocação de bolsistas oriundos do Campus, acadêmicos capazes de utilizar equipamentos e ferramentas de mídias digitais.
O empenho alavancou a criação de um Grupo de Pesquisa em Mídia e Conhecimento, aprovado pela UFSC e pelo CNPq, servindo de apoio as pesquisas e subsidiando a melhoria dos recursos pedagógicos das
disciplinas de EaD do campus, em consonância com a política de EaD da UFSC. Assim desde seu início o grupo contou com o apoio e a participação de professores e servidores da UFSC do campus de Florianópolis, particularmente do Programa interdisciplinar de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da área de mídia e conhecimento.

O laboratório participou de vários editais da Secretaria de Cultura da UFSC e apoiou uma série de projetos aprovados, boa parte ligados à cultura, arte e tecnologia, dentre eles: o projeto Arte e cultura no entrelaçamento tecnológico; Cine web café: arte e cultura como diálogo entre ciência e ética; Criatividade digital para a inclusão cultural; Programa de web rádio: “Papo cultural”; Projeto totem digital; Vídeo documentário: Boi-de-mamão, Digitalização do acero histórico do museu de Araranguá, o projeto Web rádio ARAPONTOUFSC e vários outros.

Este e-book é mais um fruto deste trabalho, resgatando e sistematizando um pouco dos artigos, reflexões, que como um pequeno compêndio sistematiza vários escritos que foram apresentados por professores e alunos sobre essas experiências de extensão, laboratoriais e suas reflexões em eventos acadêmicos variados nestes últimos anos. Além disso, uma parte das reflexões teóricas aqui apresentadas, sobre mídias digitais, redes sociais e o conceito de educação em rede são subsídios teóricos que baseiam nossas pesquisas, práticas e experiências de extensão em um mundo onde com a Internet e fenômeno de redes sociais, as tecnologias da informação e da comunicação tomaram dimensões globais.

Com o avanço das mídias digitais, existe um movimento civil internacional que troca informações que se comunica e pressiona governos via comunicação eletrônica, e que é muito difícil de controlar e censurar. Mídia digital, conhecimento e a rede são três elementos que caminham juntos e articulados. Pode-se dizer que, com o advento da Internet, o conhecimento aberto está hegemonizando definitivamente a sociedade contemporânea. Dentro deste contexto de uma sociedade em rede, a educação não pode ficar fora dela. Os modelos híbridos de educação, os desafios metodológicos de educação
em rede; a educação a distância com seus desafios de usabilidade e da acessibilidade nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), as reflexões sobre o Desenho Universal e o fenômeno das novas plataformas massivas de EaD na Internet (MOOCs) são aqui abordadas sempre por uma perspectiva de registro e análise de pesquisa pública, social e de cidadania.

No intuito de facilitar a leitura e torná-la mais agradável e coerente com a proposta do livro, organizou-se e dividiu-se o conteúdo aqui selecionado em duas partes, nas quais se concentram os eixos temáticos que compõem a obra. Deste modo, na parte I – Mídias digitais e educação: experiências do LabMídia, elencam-se capítulos referentes a práticas desenvolvidas no referido laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina. Já na parte II – Experiências e reflexões sobre tendências emergentes, elencaramse capítulos que versam sobre as tendências e cenários prospectivos que são referências na contemporaneidade, ou seja, os capítulos baseiamse nas inovações que tem emergido no setor de educação no contexto mundial.

Esperamos que esta organização torne a leitura prazerosa e que as melhores práticas e pesquisas aqui selecionadas sirvam de fomento para mudanças qualitativas na educação nacional.

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