Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação
A educação é o tema central, absolutamente relevante e determinante para o alcance de patamares de bem-estar superiores, culminando, em termos básicos, com o aumento da capacidade de discernir entre as diversas alternativas de escolha, ao dispor de cada um. Com o advento do uso intensivo da tecnologia, coloca-se ao alcance de todos que a utilizam um mundo de oportunidades, mormente àqueles que optarem pelo seu amplo aproveitamento. Nesse diapasão, a busca pela descoberta de alternativas metodológicas que favoreçam o processo de aprendizagem se revela apropriada e contemporânea. O esforço dos educadores em produzir comportamentos cada vez mais avançados e adaptados às tendências que devem sustentar a vida passa a ser um movimento de intermediação entre o saber sabido e explicitado com os aparatos e artefatos tecnológicos disponíveis, alcançando os aprendentes em sua plenitude. […] A estabilidade é efêmera. Seus efeitos não podem se estender por períodos prolongados, sob pena de onerar demasiadamente a retomada, seja de processos produtivos ou qualquer atividade humana. É preferível e vital a criação de estados transitórios de desconforto, que, quando provocados e aproveitados, rendem a atualização e a valiosa contemporaneidade. É isso, elastecer a capacidade cognitiva, transformá-la em habilidades e renovar permanentemente esse processo deve ser o fator de alavancagem de bons resultados. Anacleto Angelo OrtigaraDoutor em Engenharia de Produção – UFSC
Neste lançamento, faremos um bate-papo com os autores do livro, falando sobre Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação
Dia: 15/09/2020
Horário: 19h00 (Brasília)
Local: via Youtube
Se inscreva no nosso Canal do Youtube, para receber notificação no dia do evento!
VEJA OS CAPITULOS QUE SERÃO APRESENTADOS:
01 – Educação Fora da Caixa: Um Estudo de Caso da Rede de um Movimento de Inovação na Educação
Silva, Renata Oliveira da;; Souza, Márcio Vieira de (p. 23-52)
02 – Realidade Aumentada para a Inovação na Educação Universitária: Potencialidades e Desafios
Silva, Robson Santos da; Spanhol, Fernando José; Souza, Márcio Vieira de; Costa, Alexandre Marino (p. 53-68)
03 – Reações Corporais e Expressões Faciais na Aprendizagem: Projetos na Amazônia Brasileira
Paxiúba, Carla Marina Costa; Lima, Celson Pantoja; Sobrinho, Marialina Corrêa (p.69-84)
04 – Abordagens Formal e não Formal nas Práticas de Educação Sobre Desastres e Ameaças Naturais
Tomás, Lívia Rodrigues; Londe, Luciana de Resende; Pugliese, Lívia Louzada de Toledo (p.85-100)
05 – Aprendizagem Baseada em Jogos: Um Case do Grupo de Pesquisa Via
Souza, Rayse Kiane de; Teixeira, Clarissa Stefani (p.101-114)
06 – O Jogo da Língua: Games de Morfossintaxe
Lebler, Cristiane Dall’ Cortivo (p.115-132)
07 – O Uso da Criatividade na Busca do Autoconhecimento de Nossa Essência Sagrada
Fialho, Francisco Antonio Pereira; Monteiro, Marilu; Boulos, Daniela Moussa (p.133-154)
08 – Pensar: Projetar: Fabricar
Pupo, Regiane Trevisan (p.155-166)
09 – Ensino do Empreendedorismo: Benefícios e Desafios
Pereira, Gabriela Slompo; Souza, Rayse Kiane de; Teixeira, Clarissa Stefani (p.167-180)
10 – Educação Empreendedora: O uso da Criatividade na Formação do Profissional do Século XXI
Willerding, Inara Antunes Vieira; Lapolli, Édis Mafra (p.181-196)
11 – A Educação Empreendedora como Pontes para Futuros
Almeida, Cacilda Maria de; Lima, Jaqueline Cristina; Botelho, Lilian da Silva (p.197-214)
12 – Práticas do Sebrae na Disseminação da Educação empreendedor para o Ensino Superior: O Caso Sebrae em Santa Catarina
Bueno, Jefferson Reis; Vitarelli, Mariana Marrara; Noriler, Ida Luciana Martins; Lima, Luciana Matos Santos (p.215-228)
13 – Ética na Pesquisa e Inovação Responsáveis na Formação Profissional do Estudante de Ciências Contábeis
Souza, Jamile Rodrigues de; Pinto, Sonia Maria da Conceição; Ribeiro, Silvar Ferreira; (p.229-244)
14 – Benchmarking de Práticas Inovadoras na Educação Superior
Bresolin, Graziela Grando; Prado, Gladys Milena Berns Carvalho do; Boiani, Estela da Silva; Freire, Patricia de Sá (p.245-258)