O Uso de Ferramentas de Educação em Rede: Um Estudo de Caso

Leila Regina Techio,  Gabriela da Silva Cândido, Caio Alvarez Marcondes dos Santos, Marcio Vieira de Souza

Resumo:

Contextualização: A sociedade atual é caracterizada pela dimensão virtual transcendendo espaço
e tempo, onde muitas vezes perde-se a noção do que é real ou virtual. Essas mudanças ocorrem
em todas as áreas, inclusive na Educação. Frisa-se que de forma tímida, esta assume um papel
inovador no que se refere à tecnologia, colaboração, comportamentos e atitudes. Neste novo
paradoxo educacional, conhecido como ensino híbrido, a disseminação do conhecimento se dá no
uso da tecnologia alinhada às metodologias inovadoras.
Objetivo: Relatar a experiência com a utilização do Blog e comunidade no Facebook como
ferramenta de sala de aula invertida em uma IES de Santa Catarina.
Design/Metodologia/Abordagem: Foi adotada a pesquisa descritiva e aplicada, com abordagem
qualitativa. Optou-se como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso de
ensino.
Resultados: Os resultados apontam constantes avanços na diversificação das metodologias e
recursos midiáticos educacionais, porém percebe-se a necessidade de um maior investimento por
parte das instituições, professores e alunos, para que seja alcançada a excelência almejada.
Originalidade/valor: Traz a discussão da importância da utilização de diferentes metodologias ,
em especial a sala de aula invertida, para dar significado aos conteúdos programáticos e despertar
o engajamento dos alunos.
Palavras-chave: Educação; Ensino Híbrido; redes sociais; Sala de aula Invertida.

Disponível em: link

Translate »