ADAPTAÇÃO COMO MÍDIA PARA O CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM UTILIZADOS EM DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO. Dissertação, 2017.

O presente trabalho questiona como ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) adaptativos conseguem aperfeiçoar a capacidade de codificação, disseminação e aplicação do conhecimento pelo usuário, nas diferentes mídias, bem como o que difere um ambiente adaptativo dos demais. Para isso, foi dividido em: a) pesquisa exploratória, b) levantamento bibliográfico da literatura, c) observação sistemática, d) pesquisa-ação quantitativa e qualitativa, e) análise e discussão dos resultados e f) conclusão e trabalhos futuros. Na pesquisa-ação (quarta e principal etapa deste trabalho), foi dividida em quatro ciclos, iniciando com a construção do conhecimento pelos participantes; aplicação dos critérios na amostra por aqueles e pelo pesquisador; aplicação e fixação do conhecimento adquirido pelos primeiros e feedback dos participantes por meio de questionário de questões objetivas e dissertativas. Como principais resultados, constatou-se que os ambientes virtuais de aprendizagem adaptativos conseguem codificar dados com mais eficácia em relação aos tradicionais (não-adaptativos), já que possuem tecnologia voltada para isso. Essa codificação amplia a possibilidade de melhoria na disseminação e aplicação de conhecimentos de maneira eficiente, já que a análise de dados faz com que se conheça o estudante e se crie um espaço mais propenso para a aprendizagem, melhorando o processo de construção de conhecimento.

Link para download: Rangel Machado Simon

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